06/02/2025 - Cenário da suinocultura

Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá, hoje é 06 de fevereiro de 2025, meu nome é Afonso Schneider, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Toledo-PR e falaremos sobre o cenário da suinocultura. ...
show moreApós a queda nos preços do suíno nas últimas semanas do ano passado e nas primeiras de 2025, o cenário atual é de acomodação e estabilização de preços, variando entre R$ 7,66 e R$ 7,96 o kg do suíno vivo. Para janeiro, o preço médio está 13% acima da média apresentada nos últimos 5 anos para o mesmo período. É normal essa queda para o período, decorrente de demanda menos aquecida de início de ano, onde o consumidor tem acúmulo de outros compromissos a pagar.
Em 2024, as exportações brasileiras de carne suína fecharam o ano com um novo recorde, totalizando 1,18 milhão de toneladas de carne suína “in natura”, 8,5% a mais do que exportado em 2023. Considerando o total exportado (incluindo produtos in natura e processados), o volume representou um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior, somando um faturamento superior a 3 bilhões de dólares com exportação em 2024. O Brasil vem se destacando na expansão de novos mercados e na diversificação de países compradores, com mais de 121 destinos diferentes. No acumulado do ano de 2024, as Filipinas ultrapassaram a China como principal destino das exportações brasileiras. Além desses dois grandes importadores, destacaram-se o Chile, Japão, Hong Kong, México, Singapura, dentre outros. Os principais insumos utilizados na atividade, farelo de soja e milho, sofreram pouca variação nos últimos meses.
Com a previsão atual de safra recorde de grãos e a depender do desenvolvimento da safrinha de milho no país, poderemos ter algum recuo no custo de produção do suíno. Vale lembrar que mesmo com o recuo nos preços recebidos pelo suinocultor nas últimas semanas de comercialização, a atividade ainda apresenta margem de rentabilidade positiva. Fazendo um balanço do ano de 2024, o produtor acumulou margens bastante satisfatórias quando comparadas ao ano de 2023. A expectativa para o ano de 2025 é positiva, com manutenção de bons volumes exportados e produção interna estável, resultando em boas margens de rentabilidade para a atividade.
O suinocultor deve manter um planejamento para a compra de insumos, acompanhando as tendências dos preços dos grãos. O Banco do Brasil oferece mecanismos de proteção de preços do grão no mercado futuro e a possibilidade de realizar o financiamento das diferentes despesas da sua produção com o Custeio Agropecuário, garantindo os melhores preços e insumos para um ciclo pecuário bem-sucedido. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.
Até a próxima.
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2025 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comments