07 Casa na Bocaina - 9º Prêmio Arquitetura
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
AUDIODESCRIÇÃO: localizada em uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica, em Bananal, São Paulo, com 382 m², é um projeto dos arquitetos Ana Altberg e César Jordão, concluído em...
show moreA casa Bocaina tem formato circular, e remete a um grande útero, com dois arcos em formato de “V” na fachada, integrados a dois quadrados afastados, um em cada ponta, abrigando entre si um espaço em comum. O projeto se destaca pela característica sustentável, valorização e respeito à natureza, com captação e utilização de águas das chuvas, reutilização de resíduos como nutrientes para o próprio solo, com a fossa de bananeiras, controle da luminosidade, buscando harmonia com a floresta, não afastando os animais e a vista do céu.
A parte interna da casa não possui divisórias, integrando sala, cozinha, e lareira, com quatro suítes e três amplos terraços, que são plataformas de observação da mata, montanhas e estrelas. A fachada, com grandes janelas retangulares, é revestida com ripas finas de madeira de Itaúba, que têm função térmica, protege a parte de alvenaria, se abre e fecha como esquadrias para os quartos. A casa tem telhado inclinado com calhas de vidro com bastante luminosidade e vista privilegiada da floresta. O telhado é conectado aos arcos e arrematado por calhas em formato de V que se afunilam e captam as águas pluviais. Os três terraços têm piso claro de pedra branca que auxiliam no reflexo da luz durante o dia e a noite.
As fotos mostram os detalhes da fachada, da cisterna embutida para captação de água, das calhas e do saneamento. Os banheiros utilizam uma fossa de bananeiras que preserva as águas e lençol freático, gerando resíduos que servem para o próprio solo.
OBSERVAÇÕES DO JURI
“O respeito ao lugar não se restringe apenas à preservação de recursos hídricos e vegetais, mobilizando outros elementos, como a fauna e o firmamento. Um exemplo disso é o projeto luminotécnico, que trabalha com menores índices de luminosidade, de forma a não afugentar os animais lindeiros e de não ofuscar a vista do céu”.
Clevio Rabelo
-
Audiodescrição: Ver com Palavras
Elaboração de roteiro: Lívia Motta, Andréia Paiva e César Tunas
Narração: Andréia Paiva e César Tunas
Edição e finalização: PH Soluções Audiovisuais
Consultoria: Cristiana Cerchiari
Information
Author | Instituto Tomie Ohtake |
Organization | Instituto Tomie Ohtake |
Website | - |
Tags |
-
|
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company