18/09/2024 - Cenário do café arábica

Sep 18, 2024 · 2m 54s
18/09/2024 - Cenário do café arábica
Description

Olá, hoje é quarta-feira, 18 de setembro de 2024. Eu sou Marcelo Oliveira Porto, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Patos de Minas, Minas Gerais, e vamos falar...

show more
Olá, hoje é quarta-feira, 18 de setembro de 2024. Eu sou Marcelo Oliveira Porto, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Patos de Minas, Minas Gerais, e vamos falar sobre o mercado de café arábica.  

A colheita da safra 2024 já foi encerrada, e agora os produtores voltam suas atenções para os tratos culturais da safra 2025. A estiagem prolongada, que já dura em média 150 dias nas regiões produtoras do café, aliada às altas temperaturas neste inverno, pode comprometer a produtividade da próxima safra. Essa condição está refletida nos bons preços atuais. A meteorologia ainda não prevê chuvas volumosas para as próximas semanas, e o café de sequeiro está sob forte estresse hídrico devido ao clima seco e quente. Caso a primeira florada seja volumosa, será necessário que as chuvas ocorram de forma mais regular e que as temperaturas sejam mais amenas para garantir o pegamento dos frutos.  

Os problemas climáticos tanto no Brasil quanto no Vietnã, principal produtor do café robusta do mundo, têm contribuído para a volatilidade dos preços. Além disso, as fortes exportações do Brasil e os baixos estoques de café nas mãos dos compradores internacionais, junto com o aumento dos estoques certificados nas bolsas de Nova York e Londres, também exercem influência no mercado. No entanto, apesar da oscilação, os preços permanecem em patamares elevados.  

Diante dessas incertezas climáticas, de mercado e da produção de café, principalmente no Brasil, espera-se que a volatilidade continue. No Brasil, as principais praças registraram uma média de R$ 1.500,00 por saca de café arábica.  

O Banco do Brasil oferece créditos para custeio, investimento e comercialização, auxiliando na condução eficaz da lavoura, proteção contra intempéries e fixação de preços, permitindo ao produtor assegurar margens em um mercado volátil e com preocupações climáticas.  

Como mecanismos de proteção de preços, o BB disponibiliza o termo de mercadoria e as opções agro, que ajudam a garantir um preço mínimo para a safra, protegendo a rentabilidade do produtor em momentos de incerteza.  

Contate seu gerente Agro e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search