30/11/2022 - Cenário do arroz
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá, hoje é terça-feira, 30 de novembro, meu nome é Neusa Nicollini, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e falaremos sobre...
show moreDe acordo com o segundo levantamento da safra brasileira de grãos 2022/2023, da CONAB, estima-se uma redução de seis por cento na área plantada em comparação com à safra anterior, atingindo 1.517.300 hectares, com produção de 10.639.500 toneladas, uma redução de apenas 1,4% em relação à safra 2021/2022. A estimativa é que o estoque de passagem final será em torno de dois milhões de toneladas, 5% menor que a safra anterior.
No RS, que representa 70% da produção nacional, já foram semeados 96% de um total estimado de 862.500 há. Há uma previsão de redução em torno de 10% na área plantada, porém com a produção final muito semelhante à safra anterior.
É importante ressaltar que muitos produtores estão substituindo áreas de arroz por milho e soja, que apresentam rentabilidade mais elevada no momento.
Conforme IRGA RS, de janeiro a outubro de 2022, as importações somaram 1.036 toneladas e as exportações 1.737 toneladas base casca, um superávit de 700.000 toneladas.
A forte expansão das exportações brasileiras ao México é o principal fator que explica o forte incremento das vendas externas de arroz em 2022.
O Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) subiu 6,62% no acumulado de novembro, encerrando o mês a R$ 85,47/saca de 50 kg.Na parcial do ano, o Indicador acumula elevação de 36,8%.
Considerando o aumento da atividade da parte compradora e a paridade do real com dólar favorecendo as exportações, existe a possibilidade de o preço do produto sofrer variação positiva no curto prazo.
O arroz possui volatilidade de preços durante o ano. Pensando nisso, o Banco do Brasil disponibiliza linha de comercialização, que permite a armazenagem e a venda da sua produção nas melhores épocas.
Procure seu gerente de relacionamento para mais informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.
Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company