31/01/2022 - Derivativos: Opções Agropecuárias
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 31 de janeiro de 2022. Eu, Airton Tomé, juntamente com Alexandre Bittencourt, assessores da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil...
show moreOlá! Hoje é segunda-feira, 31 de janeiro de 2022. Eu, Airton Tomé, juntamente com Alexandre Bittencourt, assessores da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil em Brasília (DF), vamos falar sobre o mercado de Derivativos, mais especificamente sobre as Opções Agropecuárias.
As Opções Agro BB oferecem proteção contra as oscilações de preço de mercado, gerando ao cliente uma maior previsibilidade do fluxo de caixa e segurança no pagamento de seus compromissos.
O instrumento é uma proteção financeira contra alta ou contra a queda de preços da sua mercadoria, permitindo ao cliente maior flexibilidade em suas negociações físicas. O BB comercializa opções de soja, milho, café arábica, boi gordo, arroz, açúcar e algodão. Lembrando mais uma vez que o contrato é de liquidação financeira, não tendo entrega física de produto.
Nesse sentido, Alexandre, essa ferramenta poderia auxiliar na gestão financeira dos produtores rurais, considerando o cenário atual das commodities? Você poderia falar um pouco do cenário de algumas delas, como soja, milho, café e boi gordo?
ALEXANDRE: Com certeza Airton, as opções agropecuárias são importantes instrumentos para mitigar os riscos de preço. Vamos falar, então, um pouco sobre essas quatro culturas. No caso da soja, ainda temos um cenário indefinido com as perdas da América do Sul sendo incorporadas às estimativas da safra. Nesse sentido, é provável que ainda ocorram alguns ajustes positivos no preço, e o produtor que já comercializou parte de sua produção antecipada pode participar do movimento de alta, contratando uma opção de compra (Call).
Em relação ao milho, com as perdas observada na 1ª safra, pode ocorrer um cenário de escassez do cereal no mercado interno neste primeiro semestre de 2022, levando a uma possível elevação dos preços do produto no mercado interno. Assim, a opção de compra também se mostra interessante para os pecuaristas que necessitam adquirir milho e soja para a ração.
Já para o café, as cotações seguem em patamares bastante elevados, dado uma conjunção de fatores relacionados à oferta e demanda global do grão. Com as chuvas que vêm ocorrendo desde dezembro do ano passado no Brasil e a grande influência de fundos e mercado financeiro na precificação do café, já ocorrem movimentos de pressão negativa para os contratos futuros da safra 2023/24. Assim, cabe reflexão ao cafeicultor se este não seria um momento adequado para a utilização de uma opção de venda (PUT).
O mercado do boi gordo também pode apresentar esse cenário de pressão negativa no valor da arroba a partir de abril e maio deste ano, visto a entrada dos animais que foram direcionados ao pasto durante o período de restrição de exportações para a China. Como os custos de produção seguem elevados, também cabe verificar se é oportuno a proteção do preço de comercialização para garantir rentabilidade à atividade.
Mas, Airton, como comentado, naqueles casos em que produtor já fez vendas antecipadas da sua produção, podemos trabalhar de que forma com as Opções?
AIRTON: No caso do cliente já ter vendido uma parte da sua produção ou até mesmo a sua totalidade, ele também pode participar desse mecanismo de proteção de preço, adquirindo uma Call no valor referente a produção vendida e, em caso de alta no preço do produto, receber a diferença do valor protegido em relação ao valor de fechamento na bolsa de referência no dia do vencimento do contrato.
Ou, em caso do produtor ainda possuir a mercadoria, ele poderá fazer uma proteção contra a queda de preço, uma Put. Nesse caso, se a mercadoria cair de preço na bolsa de referência no dia do vencimento do contrato, ele receberá a diferença financeira em sua conta corrente.
ALEXANDRE: Ah, fiquei sabendo que temos novidades para os nossos clientes que desejam contratar essa importante proteção. É isso, Airton?
AIRTON: Sim, Alexandre. Nosso cliente pode acessar o app do Banco do Brasil no celular, no Menu Agro, Opções Agro e realizar uma simulação de como se proteger. Ao final, caso concorde com os valores apresentados na tela, poderá efetivar a contratação da opção escolhida. Mas, em caso de dúvidas, recomendamos procurar seu Gerente de Relacionamento. Ele estará pronto para atendê-lo.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comments