7 - Érica Prado e o movimento Surfistas Negras
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Você já percebeu que a quantidade de mulheres negras que você vê quebrando nas ondas não é proporcional à quantidade de mulheres negras que você vê no ranking da WSL...
show moreNesse episódio, Érica Prado, jornalista de surf e ex-surfista profissional conversa com Carolina Bridi sobre um dos assuntos mais necessários no ambiente conservador que é o surf.
"Ah! Blablabla conservador..." Se alguém ainda acha que isso é conversinha, pode gastar o português porque, contra a realidade, não há argumento. O racismo estrutural de uma sociedade que achou (e acha até hoje) natural não indenizar as vítimas da escravidão achata as oportunidades de igual desenvolvimento entre negros e brancos. Quando juntamos à equação o gênero e as distâncias de um país tão desigual quanto o Brasil, só não percebe quem não quer. Mulheres negras e nordestinas partem de muitos degraus abaixo nessa escadinha de privilégios que é a vida. Muitos degraus abaixo do que a maioria de quem consegue correr atrás do surf profissional com condições suficientes de segurar os perrengues até atingir todo seu potencial e ser reconhecido.
Por isso, a Érica criou o movimento Surfistas Negras. Além de repórter do canal Woohoo, ela também tem no currículo o título de campeã baiana de surf profissional. Nessa conversa, ela traz tanta razão, que a gente só pode agradecer pelo privilégio de poder ouvir. Se eu fosse você, faria o mesmo:
Information
Author | Flamboiar |
Organization | Flamboiar |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comments