Bioeconomia e o xadrez global da crise climática
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Fazia quase dez anos que um presidente francês não visitava o Brasil quando Emmanuel Macron pousou em Belém do Pará na semana retrasada. A viagem, que durou três dias e...
show moreA viagem, que durou três dias e foi recheada até o último segundo de compromissos, deu muito o que falar. E não foi só por causa do bom amor brasileiro, que espalhou pelas redes sociais vários memes comparando as fotos que ele tirou com o presidente Lula com um "ensaio de casamento". Mas porque Macron assinou embaixo de um projeto que prometeu levantar € 1 bilhão para investir na bioeconomia da Amazônia, o que equivale a quase R$ 5,5 bilhões.
A ideia é juntar todo esse dinheiro em quatro anos, com a participação de bancos públicos e instituições privadas. Aí os fundos seriam usados para trocar o modelo econômico da região amazônica, que hoje é bastante dependente da exploração intensiva de recursos naturais e está diretamente ligado ao desmatamento, por uma alternativa que preserve o meio ambiente, combata as mudanças climáticas e ainda gere lucro.
A bioeconomia, essa suposta solução para todos os nossos problemas ambientais, tem várias contradições, especialmente sobre como o conceito teórico funcionaria na prática. Além disso, já deu para perder a conta dos novos projetos que chegaram na região amazônica, prometeram mundos e fundos, mas entregaram pouco.Para ajudar a gente a entender o que é bioeconomia, dessas palavras do momento que a gente escuta ao lado de "transição verde", "modelo de baixo carbono", e o que significa esse novo projeto com a França, a gente conversou com Marcela Vecchione Gonçalves. Ela é doutora em Relações Internacionais e pesquisa no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará, como a Amazônia se encaixa no complexo xadrez global das ações climáticas.
Produção e direção do podcast: Marcos Colón
Roteiro e locução: Amanda Péchy
Edição sonora: Filipe Andretta
Revisão: Isabella Galante
Arte e montagem do site: Fabrício Vinhas
Information
Author | Amazônia Latitude |
Organization | Editores - Amazônia Latitude |
Website | - |
Tags |
-
|
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company