Conhecidos pelo fruto - Lucas 6.43-44

Sep 27, 2024 · 3m 51s
Conhecidos pelo fruto - Lucas 6.43-44
Description

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu...

show more
Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. (Lc 6.43-44)
Os alunos sempre refletirão a instrução de seus mestres. Não importa quão longe um aluno possa se destacar além das habilidades de seu mestre, ele sempre estará em dívida com a orientação que foi dada.
Quando Jesus falou de árvores e seus frutos, foi com um olho nos líderes espirituais de seus dias. Ao elaborar seu argumento, ele nos deu um aviso: a saber, não escolher o mestre errado. E como devemos discernir entre bons e maus mestres? Jesus diz que é pelo fruto deles — os resultados que seguem seus ensinamentos e ações.
Devemos pensar nos frutos em relação ao caráter do mestre — e o caráter não pode ser testado medindo eloquência ou superdotação. Em vez disso, quando Jesus deu instruções sobre a videira e os ramos, ele deu a entender que a fecundidade é igual à semelhança de Cristo (Jo 15.1-8). Cada árvore é reconhecida por seu próprio fruto; portanto, o fruto do Espírito — amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22-23) — será evidente na vida de um bom mestre.
Devemos também examinar o conteúdo da instrução do professor. Paulo abordou essa questão quando escreveu ao seu protegido pastoral Timóteo, orientando-lhe: “Tem cuidado de ti mesmo” — isto é, seu caráter — “e da doutrina” (1Tm 4.16). Nem todo mundo que aparece com uma Bíblia tem os melhores interesses do ouvinte no coração. Nem todo mundo que profere o nome de Cristo é um verdadeiro mestre da Palavra de Deus. Falsos profetas abundam. É imperativo, então, que, como crentes, aprendamos com a Bíblia não apenas a crescer em santidade, mas também a sermos capazes de reconhecer a sã doutrina, que é uma marca de um professor piedoso. Além disso, podemos nos confortar com a habitação do Espírito Santo, que nos ensina sobre tudo e nos permite distinguir entre verdade e falsidade (veja 1Jo 2.27).
Há uma correlação direta entre o caráter de um mestre e o conteúdo de seu ensino, e o impacto que ele causa sobre aqueles que são ensinados. Logo, escolha seus mestres e mentores espirituais com sabedoria. Não olhe para seus dons de fala, ou sua conexão cultural, ou sua confiança, ou seu humor, mas para o caráter e o conteúdo. Sem dúvida, você mostrará ao mundo o fruto do ensino que recebe. Quando as pessoas se aproximam de você, o que elas descobrirão? Verão julgamento, amargura, arrogância ou justiça própria? Sentirão passividade e falta de convicção? Ou provarão o doce fruto da alegria, da paz, do amor e da justiça?

--
Devocional Verdade para a vida, por Alistair Begg | Editora Fiel.
Conteúdo oferecido em parceria entre Truth For Life e Ministério Fiel.
show less
Information
Author Ministério Fiel
Organization Ministério Fiel
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search