28 MAY 2019 · “Esquerda é coisa ruim né? É aquela de energia negativa?” Essas são algumas perguntas que ouço e recebo com mais frequência.
Entendo eu que o primeiro passo é entender uma coisa importante.
Como surgiu essa divisão?
Pelo que tenho observado, lido aqui e ali, percebi que essa divisão se deu por conta da ideia de que Jesus está sentado à direita do Pai, como Jesus é bom, o lado que Ele está é bom.
Não há menção de quem estava sentado a esquerda do Pai, mas sempre que se menciona alguém na presença de Deus é à sua direita então, foi se criando a ideia de que a direta era boa e a esquerda má. Se um lado é mal, se associa então com o Diabo, o anjo que “caiu” e foi para o inferno e o inferno é ruim. A partir dai temos a primeira associação feita.
Com a ideia de inferno criada e sendo ele regido pelo anjo traidor, que foi punido e está chefiando Demônios (não acredito nisso também) vem mais uma associação deturpada. Dela assimilou-se equivocadamente que Exus e Pomba giras, espíritos que, por algum momento, foram representados como seres de chifres e garfos, foram taxados como demoníacos.
Essa representação com chifres e garfos, para a sociedade contemporânea, assimila-se a demônios, entretanto na mitologia egípcia, por exemplo, os deuses eram dotados de chifres (representação da sabedoria) e garfos (representação do poder, através da força). Para ilustrar, procurem pelos deuses Tot e Hator. Assim, alguém que compreendeu, lá atrás, o que significa a representação do chifre (Sabedoria) e a representação do tridente (força), transpôs a simbologia aos nossos queridos Exus e Pomba giras, usou esses símbolos como referência e adequou-os para homenageá-los, e não para demonizá-los.
Pela falta de aprofundamento no conhecimento de nossa religião começa a disseminação equivocada de que a linha de trabalho da Esquerda é antagônica a Direita, portando negativa, vê nos Exus e Pomba giras demônios que fazem morada no Inferno e são seres maléficos. #sqn
O universo é constituído de força negativa e positiva, energia negativa e positiva, do bem e do mal, do feminino e do masculino, e isso são para que haja equilíbrio.
Uma mulher tem hormônio feminino, mas biologicamente precisa do masculino. O contrário também ocorre.
O ser humano é constituído do bem e do mal. Ele tem bondade e maldade na mesma intensidade.
Acredito também que exista a energia positiva é a energia negativa que de alguma forma garanta que possamos tocar os pés no chão e não flutuar, como a física explica.
Todas as entidades, inclusive os Orixás, tem seu lado positivo e negativo, mas eu não vejo essa divisão como algo benéfico ou maléfico porque na minha casa vejo todos trabalhando juntos, em prol da humanidade.
Na minha casa se Exu aparecer em uma gira de Caboclos, que é um trabalho de Direita, está tudo certo, o contrário é recíproco. Eu não tenho essa necessidade de localização. Se estão acima ou abaixo, esquerda ou direita. Para mim tudo forma o todo. Cada um com suas particularidades e diferenças em um objetivo comum ~ proteger a criação.
Para mim o fato de saber que o Criador tem dois lados já me dá a certeza de que “quem não tem a perna esquerda é manco”, como disse Chico Xavier. A mesma coisa para um barco sobre a água, ele só flutua no mar, porque a água consegue exercer uma força igual, mas contrária ao barco, caso contrário ele afundaria.
E assim sigo ensinando aos meus filhos que a linha de Esquerda, onde se manipula a energia negativa, é boa e necessária ao equilíbrio humano e universal. A linha de Direita, onde se manipula a energia positiva, também é boa e necessária ao equilíbrio humano e universal.
Texto: Janaina de Aquino
Imagem: wisdompeaceharmony.wordpress.com