11 SEP 2023 · Profissional de Tecnologia com mais de 35 anos de experiência, trabalhou em grandes empresas na área de Educação, Saúde, Serviços e Engenharia.
Começou a carreira em Tecnologia em 1985, como Programadora Cobol, seguindo toda uma trajetória em Desenvolvimento de Sistemas até que foi convidada, pela empresa que trabalhava na época, para implementar o Help Desk – tema raro no Brasil na época (1997). Aceitou o desafio e acabou unindo o “útil ao agradável” fazendo sua dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação pela PUC Campinas sobre como implementar Sistema de Atendimento ao Cliente - Help Desk utilizando plataforma baseada em Inteligência Artificial (IA).
Em seguida foi convidada para assumir a gerência de Infraestrutura de TI, na mesma empresa, uma área basicamente de atuação masculina. Grandes projetos foram implantados nessa fase – Outsourcing de TI, SAP, ISO 27001 (Segurança Informação). Posteriormente assumiu a função de Gerente Sênior de Serviços de TI numa das empresas do Grupo em que atuava. Novamente, equipes de alta performance predominantemente masculina.
Em paralelo, deu aula em importantes Universidades (PUC-Campinas e Unisal) e obteve a certificação do PMI (PMP).
Construiu uma carreira sólida chegando a ser Diretora de TI e atualmente é Mentora de Carreira Profissional com certificação do Instituto Gallup – CliftonStrengths.
Essa trajetória como Mentora começou na empresa onde trabalhou por 28 anos. Lá havia uma Programa de Mentoria Organizacional onde os profissionais mais seniores trocavam experiência com profissionais juniores num processo “ganha-ganha” alinhando os objetivos da Organização com os objetivos do Mentorado. Nesse Programa, que era anual, foi Mentora de dezenas de profissionais.
Na “segunda metade” de sua carreira, já atuando como Consultora de Tecnologia, os ex-colegas continuavam a procurá-la com dúvidas sobre carreira profissional. Um café ou almoço acabava sendo a “desculpa” para longos papos. Até que um dia, um deles pediu para que ela fosse sua Mentora na sua transição de carreira, só que desta vez, formalmente!
Foi nesse momento que decidiu assumir o desafio de ser Mentora. Criou um Programa de Mentoria de Carreira Profissional cuja base principal é a Metodologia de Pontos Fortes – CliftonStrengths.
Seus Mentorados são profissionais em início de carreira, ou que buscam desenvolvimento de carreira ou ainda aqueles que buscam transição de carreira na “second half of career”.
Desde então, segue compartilhando com seus Mentorados sua experiência profissional somada à vivência no mundo corporativo.
Top 05 da Mônica: 1. Individualização 2.Disciplina 3.Relacionamento 4.Estudioso 5.Responsabilidade